1. Principal

    • EditValue
    • Equipa
    • Serviços
    • Media
    • Investigação
    • Rede
    • Bolsa de Ideias
    • Contactos
  1. Press Release

    • Encontro Nacional de Consultores de Benchmarking do IAPMEI pela 1.ª vez em Braga.
      07-04-2008

      O IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (Ministério da Economia e da Inovação) e a EDIT VALUE - Consultoria Empresarial (Spin-Off Académico da Universidade do Minho), organizam pela 1.ª vez em Braga o 14.º Encontro de Consultores Nacionais de Benchmarking do IAPMEI. O evento decorrerá Quarta e Quinta-feira (9 e 10 de Abril) no Bom Jesus (Hotel do Lago/Hotéis Bom Jesus).

      Num cenário de crescente competitividade, as empresas são cada vez mais confrontadas com a necessidade de ferramentas de gestão que lhes permitam diagnosticar os factores críticos do negócio, com o objectivo de corrigir rotas e de fazer mais e melhor. O Benchmarking existe para responder a esta necessidade e são muitas as empresas que o procuram como instrumento de apoio à melhoria do seu desempenho.

      A Rede de Consultores Nacionais de Benchmarking do IAPMEI (CNB’s) compõe-se actualmente por 148 consultores especialistas provenientes de 69 entidades. Portugal é o país da União Europeia com mais consultores acreditados, o que reflecte a importância atribuída ao Benchmarking Estratégico/Competitivo. Durante o ano 2007, foram realizados exercícios de Benchmarking a 961 empresas portuguesas, tendo por base a plataforma IBP (Índice de Benchmarking Português): 40% das empresas analisadas estão localizadas no Norte do país; 27% tem menos de 20 trabalhadores; 60% tem entre 20 e 50 trabalhadores; 45% facturam até 5 Milhões de Euros; e, 35% facturam até 30 Milhões de Euros. Desde o início de 2008 já foram realizados 143 estudos de Benchmarking.

      Ao nível do Benchmarking Internacional, Portugal é o país com mais exercícios de comparação efectuados (a seguir ao Reino Unido): apenas 12% da informação introduzida no sistema pertence a empresas localizadas fora do Reino Unido. Estes 12% correspondem a empresas oriundas de 9 países europeus e totalizam 2673 empresas. Destas, 30% são empresas portuguesas (só a Irlanda se aproxima de Portugal com 23% das empresas).


      O sistema de comparações internacionais foi recentemente reformulado, tendo abandonado o processo de comparações modulares (Financeira, Gestão, Produção, etc) para adoptar uma abordagem “Balanced Scorecard”, a qual possibilita uma avaliação nas perspectivas: Financeira; Cliente; Processo Interno; e, Aprendizagem e Desenvolvimento. Esta comparação internacional do desempenho das empresas pode ser feita com empresas da: Alemanha; Áustria; Bélgica; Eslovénia; Espanha; Finlândia; França; Grécia; Holanda; Irlanda; Itália; Lituânia, Polónia; Reino Unido; República Checa e Suécia.

      O 14.º Encontro Nacional pretende reunir numa sessão de trabalho cerca de uma centena de Consultores Nacionais de Benchmarking (CNB’s) de todo o país, pertencentes a uma rede acreditada pelo IAPMEI para a utilização da metodologia “BBP - Benchmarking e Boas Práticas” junto das empresas. Será ainda analisada a receptividade das empresas à avaliação de desempenho para a área de Inovação, assim como lançado um novo questionário de avaliação de práticas comparadas de “Responsabilidade Social”, o qual será acrescentado ao IBP - Índice de Benchmarking Português (plataforma/base de dados). Dada a importância da Ética nos dias de hoje, os trabalhos também vão incluir a revisão/construção de um “Código de Ética na Rede de CNB’s”.

      Durante o encontro será feito um ponto de situação sobre o “Programa Fincresce - Consolidar Lideranças”, o qual possibilitou a cerca de mil PME’s consideradas “Líder” realizar um exercício de Benchmarking com vista ao reforço da competitividade empresarial. O objectivo actual do programa é permitir a um conjunto de empresas aderentes que “rumem à Excelência” através da execução de um Plano “Rumo à Excelência”.

      Aproveitamos desde já para convidar V.as Ex.cias para uma Conferência de Imprensa, onde se destaca a presença do Eng. Braz Costa - Vogal do Conselho de Administração do IAPMEI. A conversa com os jornalistas terá lugar no Hotel do Lago (Bom Jesus – Braga), no dia 9 de Abril às 11h30. O programa definitivo do 14.º Encontro segue em anexo.

      Agradecendo a dimensão pública que possam conceder ao evento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

      Nuno Pinto Bastos
      Administrador EDIT VALUE®

      (Contacto: 918880033/967363747)